Auto Exame de Mama

Todos os seios tendem a ter massas. Aprenda também a sentir a forma dos seus seios para perceber mudanças.
Para algumas mulheres é mais fácil examinar suas mamas durante o banho, quando a pele está molhada e as massas são mais fáceis de detectar. Se isso é difícil, esfregue no peito óleo de bebê.
Retire sua roupa da cintura para cima durante o exame de mama.
É um procedimento que normalmente não causa desconforto, para evitar transtornos, é melhor examinar os seus seios quando eles são menos sensíveis, ou seja, dois ou três dias após o término da menstruação. Examiná-los por pelo menos dois minutos. O ciclo menstrual por si só pode servir como controle de tempo para o auto-exame pelo menos uma vez durante cada período menstrual.
Primeiro, desnude-se da cintura para cima e fique diante do espelho. Levante os braços acima da cabeça e examine cuidadosamente ambas as mamas à procura de qualquer anormalidade, como a expulsão do líquido do mamilo, pregas, cavidades ou pele escamosa.
Entrelace as mãos atrás da cabeça e pressione para a frente.
Em seguida, pressione firmemente as mãos em seus quadris e dobre ligeiramente em direção ao espelho, enquanto empurra os ombros e cotovelos para a frente. Esses dois movimentos realçam qualquer mudança no contorno da mama.
O próximo passo é examinar cuidadosamente cada mama com os dedos, deitados e retos. Aproveite enquanto toma banho para o banco de ensaio, com água e sabão é mais fácil encontrar pequenos caroços ou outras anormalidades.
Levante o braço esquerdo sobre sua cabeça e sinta com os dedos da mão direita o peito esquerdo.Comece na ponta e pressione com os dedos em pequenos círculos, gradualmente, aproximando-se do mamilo. Preste atenção especial à área da mama perto axila e na axila em si.
Deite de costas, examine cada mama em movimentos circulares das bordas para o mamilo ou de cima para baixo. Sinta se há nódulos nas axilas ou pontos macios. Você obtém o mesmo efeito usando óleo corporal.
Procure qualquer caroço, espessamento ou nódulo sob a pele. Aperte suavemente o mamilo. Faça o mesmo com a direita. Repita o segundo passo, enquanto deitada de costas, um braço sobre sua cabeça e um travesseiro ou toalha dobrada sob o ombro do lado a ser discutido. Isso achata o peito tornando fácil a inspeção.