Mortalidade Neonatal

Quatro anos atrás, os 192 Estados membros da ,ONU se comprometeram a cumprir os “Objetivos do Milênio da ONU” para 2015, estes incluem a intenção de reduzir em dois terços a taxa de mortalidade de crianças menores de cinco anos.
O primeiro trabalho da série sobre Superwind neonatal mostra que o número de mortes nas primeiras quatro semanas de vida continua a aumentar. Três quartos dessas mortes ocorrem durante os primeiros sete dias e, principalmente, nas primeiras horas após o nascimento.
  • Infecções graves (26% dos casos)
  • prematuridade (28%)
  • asfixia (23%) são as principais causas, segundo os autores. O baixo peso ao nascer, complicações do trabalho e da pobreza são outros fatores que estão intimamente ligados.
Enquanto nós negligenciamos estes desafios, 450 recém-nascidos morrem a cada hora, principalmente por causas evitáveis, o que é inconcebível em pleno século XXI, concluiu o inquérito.
O segundo artigo publicado no The Lancet discute 16 tipos de iniciativas que reduzem a taxa de mortalidade. Eles têm um número de intervenções possíveis e altamente rentáveis, que podem prevenir até 72% das mortes neonatais, dizem os autores do estudo da Inglaterra, Suíça, Portugal e os EUA.
Como eles explicam, é necessário promover o cuidado da família ou da comunidade e, em geral, fora dos hospitais, nesse sentido, é importante a educação e a saúde que podem “melhorar as práticas em casa, criar uma demanda por atendimento especializado e melhorar sua busca.
O verdadeiro desafio é o de enviá-lo com uma ampla cobertura para os países com fracos sistemas de saúde”, acrescentam.
Construir um propósito político e liderança é o verdadeiro desafio que os políticos e os sistemas de saúde ao fazer as nossas estimativas em uma realidade”, diz o texto.
A cada ano cerca de 70% das mortes neonatais (quase três milhões) ocorrem porque nem as intervenções simples são realizadas de forma eficaz para atingir os mais necessitados.
Os autores da pesquisa afirmam que em países com maior taxa de mortalidade, este tipo de projeto tem uma baixa cobertura, lenta e desigual.
Para melhorar o sistema e salvar as vidas de recém-nascidos e suas mães, a análise aqui apresentada sugere a necessidade de dobrar ou até quadruplicar o orçamento da saúde em muitos dos países mais pobres do mundo.
O progresso é possível em estados de baixa renda que não possuem tecnologia altamente desenvolvida, muitos legisladores e profissionais de saúde não têm conhecimento de que mais de 10 mil bebês morrem a cada dia, principalmente, de causas evitáveis.