História do Bairro de Marechal Hermes

História do Bairro de Marechal Hermes
Fundado em 1° de maio de 1913, o bairro de Marechal Hermes foi o terceiro bairro operário planejado do Brasil. Estritamente residencial, com direito a ampla rede de serviços públicos como escolas, hospitais e teatro, o bairro de Marechal Hermes nasceu como vila proletária, idealizada pelo então presidente da república Marechal Hermes da Fonseca, preocupado com a carência de moradias populares enfrentou a oposição do congresso e determinou sua construção, destinando para isso uma fortuna para a época de 11 mil contos. O tenente Eng. Palmyro Serra Pulcheiro teve a responsabilidade de desenhar e executar a planta. A construção previa ruas largas e arborizadas com 1350 edificações, com vários tipos de moradias, escolas profissionalizantes masculinas e femininas, repartições públicas, biblioteca, praças de esportes, hospitais e creches.
Concebidos pelo paisagista Burle Marx, os jardins da praça complementam o projeto do urbanista Affonso Eduardo Reidy para o Teatro Armando Gonzaga, inaugurado em 1954.”
“Da época, datam a Estação de trem inspirada nas ferrovias inglesas, uma agência dos Correios, os Hospitais públicos Carlos Chagas e a Maternidade Alexandre Fleming, uma escola profissionalizante (Faetec) e as Municipais Santos Dumont e Evangelina Duarte Batista.”
“Na primeira metade do século XX, Marechal Hermes teve inaugurados, em 1930, o Cinema Lux (hoje uma casa religiosa) e, em 1954 o Teatro Armando Gonzaga, dono da segunda melhor acústica da cidade; projeto do arquiteto Affonso Reidy e jardins do paisagista Burle Marx.”


 POR QUE MEU BAIRRO TEM ESTE NOME?

Temos uma mania interessante, moramos toda nossa vida em lugares que não sabemos por que tem certos nomes, por exemplo: existem pessoas que ainda não tem noção de por que o nosso país tem esse nome: Brasil, assim somos nós, pouco curiosos, bem, eu sou bastante curiosa desde criança, eu não nasci no Rio de Janeiro, mas moro aqui desde os 2 anos de idade, morei em outros bairros, mas minha maior permanência foi aqui, sim, em Marechal Hermes, aqui fiquei até os 17 anos, quando mudei para outro bairro. Mas isso não vem ao caso agora, estou aqui para elucidar quem é o ilustre atrás do novo deste bairro.

MARECHAL HERMES DA FONSECA – HISTÓRICO
Militar, político brasileiro, Presidente da República de 1910-1914
Sobrinho de Deodoro da Fonseca ( olha o padrinho político)
Filiação: Marechal Hermes Ernesto da Fonseca
               Rita Rodrigues Barbosa
Carreira: 1871 – aos 16 anos formou-se Bacharel em Ciências e Letras ( devia ser um pequeno gênio), logo depois foi para a Academia Militar e serviu sob as ordens do Conde d’EU
Apoiou seu tio no golpe militar que derrubou a monarquia, foi ajudante-de-campo e secretário militar, após 10 meses foi promovido de Capitão para Tenente-Coronel( o que vocês acham? Nepotismo.)
Destacou-se na Revolta da Esquadra (1893), defendeu o governo de Floriano.
1894 – promovido à Coronel
1896 – ficou no comando da Artilharia e foi chefe da Casa Militar.
1904 – foi Presidente da Escola Militar de Realengo
Partidário do positivismo ( ideologia de Auguste Comte) e aliado à maçonaria.Reprimiu a Revolta da Vacina no governo Rodrigues Alves e foi promovido á Marechal.
Assumiu a pasta da guerra no governo Campos Salles
Reformou o exército, criou serviços técnicos e administrativos e instituiu o serviços militar obrigatório no governo Afonso Pena.

Em 1910 foi indicado com o apoio de Nilo Peçanha ( lembra algo?)
No dia 01.03.1910 dia da eleição ( ainda não era no dia 15/11), o país se dividiu da seguinte forma:
BA , SP, PE, RJ e uma parte de Minas Gerais estavam apoiando Rui Barbosa e Albuquerque Lins, o restante do país, Hermes da Fonseca e Wenceslau Brás.
A eleição foi vencida da seguinte forma: 403.867 para Hermes e 222.822 para Rui.
No mesmo ano houve a Revolta da Chibata onde perdeu seu prestígio ao mentir para os amotinados, bombardear os portos, decretar estado de sítio, prender 1200 e matar centenas de pessoas.
- criou a faixa presidencial
Sob o decreto n. 2299- 21/12/1910
- renegociou a dívida externa
- aproximou mais os EUA do Brasil
- construiu a estrada de ferro Madeira-Mamoré ( mad Maria)
- criou escolas técnicas profissionais
- criou a Universidade do Paraná
- terminou as obras da Vila Militar
- fez o Hospital Central do Exército
- criou as vilas operárias ( Mal. Hermes e Gávea )
Único que  casou quando governava, teve duas esposas:
1 – ORSINA FRANCIONI
2 – NAIR DE TEFÉ VON HOONHOLTZ ( FEMINISTA)
Único a ser eleito de forma direta, só andava fardado.
1921 – presidiu o Clube Militar, envolveu-se na Revolta do Forte de Copacabana -1922 – foi preso por Epitácio Pessoa, em 09.09.1923 – morre.
Em 2005, Othon Bastos o personifica na minissérie da Rede Globo, Mad Maria.
 
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. - http://pt.wikipedia.org/wiki/Marechal_Hermes#Moradores